quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Barba azul, sim! E não me venham com Zé Mayer...


Eu prefiro acreditar no Barba Azul.

Aliás,

Eu prefiro ser ingênua para cair na maior pala mitológica de toda história da humanidade do que assistir a novela das oito e ir dormir sonhando com o José Mayer.
Vou confessar,
(rapaz, eu acho que ando confessando muita coisa aqui...),
já tive meus momentos dreams and dreams com o Zé Mayer.
Claro.

Tem uma época na vida da mulher que ela ainda tem ovos, digo, tem paciência pra esperar a tal criatura principesca montada num cavalo branco.
(Se bem que na minha infância eu cheguei a esperar somente o cavalo, no caso, o Cavalo de Fogo – que foi um dos meus primeiros desejos de consumo - mas isso é outra história...hihi).

Pois bem. Pois muito bem.

Quando a mulher é mais nova ela ainda não tem faro apurado para perceber o aroma da ameaça que se esconde capciosamente na persona do sexo oposto.
Como raramente se percebe os defeitos, logo se cria a idéia de perfeição.

Não, senhores, não é preciso que a mulher ande armada para lutar contra as ameaças (qualquer pessoa armada é um saco!), mas é preciso que ela aprenda a ouvir sua intuição e a farejar para saber onde está colocando o pezinho, os dois pezinhos, e principalmente, saber retira-los na hora mais propícia.

A barba azul pode ser a característica mais estampada, mais na cara, mas os olhos da inocência a enxergam?
Que nada.
Naquele sorriso, naquela frase feita, tudo é mágico e eterno e camarão ao alho e óleo por R$19,90...

(Porém, você não tem como negar que a barba esteve lá o tempo todo!)

Porque as irmãs mais velhas não se casaram com o Barba Azul?
Porque logo enxergaram que aquele homem estranho e solitário que reside num castelo é, no mínimo, um problemático, e de imediato elas picaram suas mulinhas. Não deram conversa.

A irmã mais nova se ilude. Mas se ilude liindo.
Não fareja, e por isso, vai logo casando com o predador.

Pois eu vou dizer.
Eu ainda prefiro o Barba Azul ao Zé Mayer.

Depois que a nova novela da rede Globo estreou e nos deparamos com mais um personagem “irresistível” vivido pelo ator na televisão o twitter bombou (e ainda está bombando!) de piadas e uma galhofagem sem fim sobre o assunto.

Eu pensei: Ufa! Não sou a única tele-expectadora gaiato-crítica!

Mas o que mais me irrita, Rita, é a pretensão com que essas produções têm de tentar, eu disse teeentar, fazer um “pacote do homem-perfeito”. É como se todas as mulheres fossem iguais, logo, desejam o mesmo ideal de homem. Suspiram por um conceito assim assado.
Falácia.

Por isso que eu prefiro o Barba Azul.
Este antológico personagem nos da à possibilidade de desconfiar, de perceber a imperfeição.
A barba está lá, azul, cintilando sob o sol.
Ela não mostra tudo, claro, mas também não escamoteia tudo!

Perfeito-perfeito, um pacote (uma nécessaire, pra ficar mais elegante) de itens que o homem deve ter para que você o considere “perfeito” só mesmo no Projac.
E é exatamente por isso que ele parece plástico demais.

Que nós, Teresinhas de Jesus (de uma queda / foi ao chão...), possamos farejar entre Barbas azuis e Zé Mayers dohorárionobre,

Sem deixarmos que construções deveras simplistas injetem na sociedade a idéia consensual do cavalheiro para quem Teresas gostam de dar a mão.

A minha Teresinha fareja e eu prefiro mil vezes a honestidade à perfeição,

Eu prefiro o Barba Azul.


(Renata Santana)







6 comentários:

  1. hahaha, adorooo suas confições aqui *-*! Me sinto xeretando um diário, mas sem a consciência de ser um ato impróprio :P
    Eu amava o cavalo de fogo :D
    kkkkkkkkkkk, já disse que sou sua fã?
    =***

    ResponderExcluir
  2. Pensei por um momento que era a Clarissa Pikola Estés! kkkkkkk
    É verdade que o Zé Mayers tá muito longe do homem ideal. Ele é apenas uma IDÉIA fajuta, e que ainda tem homens e mulheres que deixa se envolver por esses moldes. É a nova versão 2010 do Barba. Veja que eles só procuram mulheres jovens.
    Sinceramente, sou mais o cavalo de fogo. Sinto-me uma princesa Sara, protegida! E que ao ler essa publicação me fez lembrar do timbre do cavalo de fogo. Tudooo

    ResponderExcluir
  3. Jamais conheci alguém como o Cavalo de Fogo.

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuuuuuuuuuuu......
    Entaum Renatinha vc já teve seu momento Helena? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
    Realmente, nem de longe ele é a perfeição!
    Mas fazer oq, se o Zé naum fizer o papel de homem perfeitinho como vc mesmo disse: ele naum faz sucesso!!!!
    Mas como já passei da fase dos príncipes encatados, prefiro os que chegam com seus defeitos etc e tal...

    ResponderExcluir
  5. Sem querer se esgotar num conceito,
    do que está na natureza...
    do que não tem tamanho...
    do que não tem governo...
    nem certeza, nem conserto...
    do que anda na cabeça e anda na boca...
    e em todos os sentidos:
    perspicácia cítrica

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Bem com comentar nesse tópico, vamos ver...
    Claro, elogiando: Graças ao bom God não corro o risco de casar com uma mulher burra que sonha com o galão da novela das oito. Viva as mulheres do século XXI, abaixo a Copacabana das 8 digeridas por projetos de seres humanos.

    ResponderExcluir